link para site da Madereira Colina

   

PÁG. INICIAL
FEIRAS
FÓRUM
ANÚNCIOS
ASSOCIAÇÕES
LISTA DE CRIADORES
LOJA VIRTUAL
LISTA DE FORNECEDORES
OUTROS_SITES
MANUAIS DE CRIAÇÃO
COTAÇÕES
ARTIGOS
LIVROS
ENDEREÇOS
BATE PAPO
E-MAIL

 

PRESERVAÇÃO DE PELES CRUAS

Parte I

Em encontros de criadores como, vendas de peles, shows de animais ou venda pública de peles, é comum que haja, paralelamente, palestras de criadores mais experientes.

Vários temas são geralmente abordados, e a conservação de peles cruas é um deles pela importância fundamental que a conservação da peles crua têm na qualidade final da pele curtida.

A pele crua é um ambiente altamente favorável a proliferação de bactérias e, por este motivo, as peles devem ser submetidas a algum processo de conservação dentro de, no máximo, 4 horas após a esfola do animal.

Após ser retirada do animal a parte do carnal das peles possui veias, restos de carne e gordura que a tornam um material altamente perecível.

Neste ambiente favorável, bactérias agem secretando enzimas que quebram as proteínas da pele e as gorduras, em compostos mais simples, para que possam se alimentar.

Sobre condições favoráveis as bactérias podem se multiplicar com extrema velocidade. As gorduras são convertidas, pelas enzimas, em ácidos gordurosos que se ligam e aderem as fibras da estrutura das peles o que faz com que os produtos químicos, durante o processo de curtimento, não consigam penetrar uniformemente.

Estas substâncias, secretadas pelas enzimas, agem como uma barreira aos produtos químicos e como conseqüência uma parte ou toda a área da pele afetada, não é adequadamente curtida resultando numa pele de menor qualidade e menos elástica.

Além disso as bactérias também podem causar clapas pois, ao se proliferarem, elas penetram na pele e podem atingir as raízes dos pelos deixandos os mais fracos o que faz com que os mesmos possam cair durante o processo de curtimento.

Não bastasse os motivos acima citados uma pele que tenha sofrido o tão chamado “grease-burns”, ou traduzindo ao pé da letra: queimada pela graxa/gordura; fica menos elástica podendo causar problemas ao curtidor para deixa-la no formato padrão do mercado.

Explicando melhor, após a retirada da pele do animal a mesma deve ser estaqueada esticada no formato padrão para secar. Quando a pele não sofre o “grease-burn” mesmo que o criador não a tenha deixado no formato padrão o curtidor pode corrigi-lo esticando-a o necessário. Isto não é possível quando a pele é “queimada pela gordura” pois o curtidor terá dificuldade em estica-la até o formato desejado.

As vantagens de se eliminar ao máximo a gordura das peles e fazer uma conservação adequada das peles é evidente mas o criador deve tomar cuidado em não exagerar e acabar fazendo muita força na pele no lado do carnal ao tentar limpar a gordura da mesma.

Se for feito força em excesso o criador pode forçar a base do pelo e desprende-lo formando clapas, as vezes o pelo pode até nem se soltar no momento mas somente durante o processo de curtimento. O que explica porque muitos criadores não entendem porque suas peles voltam com clapas do curtimento se as mesmas não apresentavam clapas ao serem enviadas para curtir.

Deve-se tomar cuidado, também, ao se utilizar ou fazer experiências com métodos ou produtos de conservação, como bactericidas, que não sejam amplamente testados e comprovadamente eficientes.

Lembre-se que o curtimento é um processo em que as peles reagem quimicamente com os produtos curtentes e qualquer produto ou processo pode interferir na eficiência ou no resultado final dessas reações químicas podendo ter efeitos não desejados no produto final como um couro mais duro ou menos elástico.

Portanto se for utilizar algum método novo faça-o com poucas peles e de preferência com aquelas de menor valor, ou mesmo que estejam danificadas, e observe os resultados.

Apesar de ser verdadeiro que as bactérias se proliferam nas peles, após a esfola do animal, lembre-se que eu conheço muitos criadores grandes que estaqueiam as suas peles, deixando-as para secar, sem passar nenhum tipo de produto e que nem por isso relataram ter tido nenhum tipo de problema.

Este artigo é apenas um alerta que pode ser útil a aqueles que estejam tendo problemas em suas peles como clapas inexplicáveis ou peles fora do formato ou a aqueles que desejarem fazer experiências com o objetivo de produzir um produto melhor.

 

Adilson Mendes

 

GALERIA
Confira a coleção de fotos de casacos dos principais nomes da costura mundial.  
página grande, leva em torno de 8 minutos para baixar.

Envie sua mensagem ;