Google
 
 

PÁG. INICIAL
FEIRAS
FÓRUM NOVO
FÓRUM
ANUNCIE
ASSOCIAÇÕES
LISTA DE CRIADORES
LOJA VIRTUAL
LISTA DE FORNECEDORES
OUTROS_SITES
MANUAIS DE CRIAÇÃO
ARTIGOS
LIVROS
ENDEREÇOS
BATE PAPO
E-MAIL

Coluna da Chinchila
Méd. Vet. Rogério Oliveira

Chinchila Pet no Brasil

Nos últimos anos temos visto um aumento significativo no número de pessoas que fazem da chinchila a sua opção para a aquisição de um mascote.

Principalmente, por ser um animal dócil, facilmente adaptável e tranquilo de criar. A chinchila tem substituido os cães e gatos de antigamente e tem se tornado o pet do momento.

Naturalmente, que o crescimento desta indústria requer a profissionalização do mesmo, tanto dos produtores de insumos como dos técnicos especializados no assunto.

Este trabalho deve ser feito com muita responsabilidade e seriedade, não apenas no sentido de atender a demanda que temos hoje.

Em um primeiro momento, estamos vendo no mercado produtos para a chinchila de toda a espécie, desde brinquedos inofensivos até alimentos totalmente inadequados para um roedor com ceco desenvolivido.

Não équalquer coisa que a chinchila pode comer, sob pena de uma intoxicação alimentar que pode levar a óbito.

Empresas que desenvolvem produtos impróprios e que, pela desinformação da fisiologia da espécie, causam danos a saúde das mesmas. Felizmente, este tipo de produto ainda e minoria, mas devemos estar atentos a importância da alimentação de nossas chinchilas.

Por outro lado, ainda vemos a venda de chinchilas pets em casas sem o menor preparo e conhecimento técnico para tal, onde os animais são vendidos sem orientação veterinária, passam calor e, as vezes, morrem antes de serem vendidos.

Não são passadas informações básicas aos novos proprietários, como por exemplo: a temperatura em que os animais devem ficar e qual a alimentação que deve ser dada.

Este tipo de comportamento leva a criação de chinchilas pet, que poderia ser uma das mais prosperas do ramo no Brasil, a um descrédito que não émerecido, já que possuímos ótimos técnicos e empresas sérias no ramo.

Visando coibir este tipo de situação éque o Dpto Técnico do Conselho Brasileiro de Chinchilas está estudando formas de inibir este comportamento da venda e produção de produtos para chinchilas sem a mínima responsabilidade técnica e profissional, trazendo malefícios diretos a este setor e a diminuição da qualidade e do tempo de vida destes pets.

Rogerio Oliveira

 

 

GALERIA
Confira a coleção de fotos de casacos dos principais nomes da costura mundial.  
página grande, leva em torno de 8 minutos para baixar.

Envie sua mensagem ;