link para site da Madereira Colina

   

PÁG. INICIAL
FEIRAS
FÓRUM
ANÚNCIOS
ASSOCIAÇÕES
LISTA DE CRIADORES
LOJA VIRTUAL
LISTA DE FORNECEDORES
OUTROS_SITES
MANUAIS DE CRIAÇÃO
COTAÇÕES
ARTIGOS
LIVROS
ENDEREÇOS
BATE PAPO
E-MAIL

 

PUREZA DE COR

Matéria publicada no suplemento técnico do boletim da Asbrachila – nr.6 (janeiro, fevereiro e março de 2001) de autoria de ROGÉRIO OLIVEIRA – Méd. Veterinário.

 

Uma das características mais importantes na valorização de uma pele de chinchila é a sua pureza de cor. Entende-se como puras de cor aquelas peles que são cinzas claras ou cinzas escuras no lombo e brancas na área da barriga.

Naturalmente, as mutações terão as suas cores específicas. O importante é que a pele não apresente outros tipos de coloração, tais como: manchas amarelas, marrons ou avermelhadas, sendo que a quantidade maior ou menor destes pigmentos irão determinas a depreciação no seu preço final.

Existem várias formas de impurezas, algumas são genéticas, enquanto outras são adquiridas. As genéticas quase sempre estão ligadas a dois pontos: marrom ou avermelhado nas peles de animais que carregam em sue genótipo algum cruzamento com mutações, como são os casos dos animais cinzas (standard) portadores de charcoal ou ebony. O outro ponto está no fato da chinchila selvagem possuir,geneticamente, uma coloração amarelada na área da barriga para efeitos de mimetismo. Por isto, se o criador não utilizar no cruzamento animais com barriga branca, a tendência da prole será sempre voltar as origens, ficando assim com a barriga amarelada.

Porém, as grandes perdas dos criadores no quesito pureza estão ligadas ao manejo. A falta de ventilação, a superpopulação dentro dos criatórios, a pouca oferta de banho de pó aos animais, a falta de manutenção das gaiolas e a má higiene são fatores decisivos nas manchas provocadas pela oxidação nas peles, determinando assim a impureza de cor com conseqüente queda nos preços.

Portanto, cabe ao criador tomar todas as medidas preventivas de higiene para que não tenhamos tantas peles brasileiras sem pureza de cor como podemos notar na última venda pública realizada no nosso país. Junto com a falta de tamanho e com os erros de abate, a impureza está em uma das principais causas de desvalorização das peles de chinchila atualmente.

 

ROGÉRIO OLIVEIRA – Méd. Veterinário

 

GALERIA
Confira a coleção de fotos de casacos dos principais nomes da costura mundial.  
página grande, leva em torno de 8 minutos para baixar.

Envie sua mensagem ;