Google
 
 

PÁG. INICIAL
FEIRAS
FÓRUM NOVO
FÓRUM
ANUNCIE
ASSOCIAÇÕES
LISTA DE CRIADORES
LOJA VIRTUAL
LISTA DE FORNECEDORES
OUTROS_SITES
MANUAIS DE CRIAÇÃO
ARTIGOS
LIVROS
ENDEREÇOS
BATE PAPO
E-MAIL

DICAS PARA DETERMINAR A PUREZA DE COR

O texto a seguir integra o artigo "HELPFUL HINTS TO DETERMINE CLEARNESS", de autoria de Gary Neubauer e foi publicado na edição de oububro de 2000 do boletim da Empress Chinchilla Breeder Vol.56 Nr.10. A tradução é de Adilson C.G.Mendes.  Agradecemos a sua compreensão caso encontre algum erro de tradução e agradeceríamos se nos informassem para que possamos corrigi-los.

Pureza de cor e blueness (termo usado para exprimir o tom azulado que os animais puros exibem, o tradutor optou por manter o termo original em inglês por achar que não exista um termo em português que o traduza apropriadamente) tem sempre sido bons tópicos para discussões interessantes durante exposições de animais, encontros educacionais ou em um galpão de criação.

A pureza de cor é a mais importante característica da chinchila? Definitivamente não. Mas, (e este é um grande mas) você nunca terá pureza de cor e blueness suficiente em seu rebanho ou em uma chinchila em particular. Sy Simon uma vez cunhou uma norma excelente: Quando selecionando uma chinchila grande, coloque todos os animais grandes sobre a mesa e então use aquele que também é puro e azul. O mesmo teste se aplica para todas as outras características.  Deste modo ninguém está negligenciando as outras características, mas também está dando ênfase a pureza de cor. Muito poucas pessoas terão um argumento contra este processo de seleção.

Mas como nós podemos ensinar criadores novos a ver pureza e azul? Nós acabamos de terminar um seminário a criadores novos no rancho de Bob e June Baar em Jamul, Califórnia. (A propósito, este tinha um dos mais espetaculares cenários. Os Baars certamente estão em um canto do paraíso.) Nós tivemos alguns rancheiros novos cheios de entusiasmo no seminário, e compete a nós, os mais velhos, a ensiná-los o mais rapidamente e precisamente possível. Como todo mundo sabe, mulheres pegam mais rapidamente a identificar pureza e azul do que os homens. Mas nós temos que ensinar os homens também e ter certeza que ambos os sexos aprenderam apropriadamente, aprenderam a terminologia e aprenderam todas as dicas para desenvolver a abilidade necessária.

Nós iniciamos usando um método de comparação simples. Faça com que ambos os animais, em suas gaiolas de avaliação individuais, estejam olhando para a mesma direção. Isto nem sempre é fácil de se conseguir, mas um pequeno puxão no rabo, ou uma leve sacudidela na gaiola pode, normalmente, fazer o truque.

Eu desejava ensinar pureza primeiro. Pureza é o grau de amarelo, até um marrom barrento, na cor de fundo e na banda. Mesmo especialistas terão dificuldade em ver graus de amarelo, ou mais apropriadamente chamado impureza,  na cor de fundo sem soprar fortemente para expor o pelo. Mas é relativamente fácil de ver graus de impureza na banda. Frequentemente a cor da banda é a mesma que a cor da barriga, mas nem sempre. Entretanto é importante olhar a barriga em separado.

Quando analisando graus de impureza na banda, nós devemos ter certeza de que as chinchilas estão olhando para fora do observador. Isto significa que o final do rabo está o mais próximo de nós, com a cabeça virada para o outro lado. Isto permite que nossos olhos examinem o pelo e que seja relativamente fácil de se ver graus de impureza. Eu não posso ensinar graus de pureza na escrita, mas eu posso deixar que você saiba o modo mais fácil  de se aprender. O treinamento "a vista" deve ser feito nos encontros.

Então, uma vez que saibamos como colocar um animal em sua gaiola de modo a permitir que nossa visão veja a banda no pelo da chinchila nos podemos determinar o quanto a cor é pura. Pureza significa, basicamente, ausência de qualquer grau de amarelo ou ter, quanto mais perfeita quanto for possível, uma banda branca.

Em tempo, animais escuros, com uma ponta do véu longa, podem esconder bem a falta de pureza da banda. Chinchilas mais claras, normalmente possuindo uma ponta do véu mais curta e também com menos pigmento na ponta, apresentam graus de impureza mais facilmente.

Nosso próximo passo foi ensinar "blueness" e ensinar as diferenças de pureza e azul. Até agora nós sabemos o que determina pureza, mas o que faz uma chinchila parecer "azul"? O termo azul não é cem por cento correto, pois não há azul, mas somente a ilusão óptica de azul. Eu posso colocar numa sentença a resposta apropriada e correta desta ilusão óptica:"Blueness é a ausência de pigmento vermelho na ponta do véu". 

"Blueness" não tem nada a ver com pureza da banda, mas "blueness" deve ser realçada por uma banda pura, branca, definida e nítida. Na realidade, uma chinchila impura, possuindo um pequeno grau de impureza na banda, pode parecer azul. Desde que ela não tenha nenhum pigmento vermelho na ponta do véu. Chinchilas escuras, densas, bem terminadas, podem esconder um pequeno grau de impureza na banda bem facilmente, desde que a ponta do véu não tenha nenhum tom vermelho ou marrom.

Qual é o modo mais fácil de ver a ponta do véu vermelha? Novamente, quando examinando duas chinchilas numa gaiola de exame, nós devemos ter certeza que as chinchilas estão viradas para a mesma direção, mas agora, elas devem estar olhando para nós com o rabo virado para o outro lado. Então nós seguramos as gaiolas perto da luz de maneira que nossos olhos estejam em nível com o topo do animal. Deve-se tomar cuidado para que a luz de graduação não brilhe em nossos olhos, ou nossa visão ficará drasticamente prejudicada e todas as chinchilas começarão a parecer as mesmas, ou "lavadas". Uma maneira de se evitar isto é usar um boné. 

Quando examinando o topo da pele com as chinchilas olhando para nós, nossa visão desliza sobre a pele e nós podemos ver a ponta vermelha do véu facilmente. A condição da pele ou a falta de "prime" da pele pode influenciar a quantidade de vermelho da ponta do véu numa chinchila, especialmente nos nossos standards mais escuros e em animais pretos (black velvet). Experiência determinará a tolerância de um pequeno grau de vermelho quando julgando um animal fora de "prime".

Sumarizando, nós examinamos as chinchilas nos olhando, seguradas perto da luz, quando nós estivermos examinando por "blueness". Quando examinando pureza nós as queremos olhando para fora; também ajuda afastar-se do animal de 1,2 a 1,5 metros quando examinando pureza. Isto dá uma perspectiva diferente e nos deixa fora da intensidade das luzes.

Tendo aprendido como ver estas características significantes, você agora pode desfrutar as palavras do juiz ainda mais quando ela chama um animal "Puro e Azul," especialmente quando ele é seu!

Envie sua mensagem

Última atualização: 03 maio 2002

 

 

GALERIA
Confira a coleção de fotos de casacos dos principais nomes da costura mundial.  
página grande, leva em torno de 8 minutos para baixar.

Envie sua mensagem ;