Google
 
 

PÁG. INICIAL
FEIRAS
FÓRUM NOVO
FÓRUM
ANUNCIE
ASSOCIAÇÕES
LISTA DE CRIADORES
LOJA VIRTUAL
LISTA DE FORNECEDORES
OUTROS_SITES
MANUAIS DE CRIAÇÃO
ARTIGOS
LIVROS
ENDEREÇOS
BATE PAPO
E-MAIL

 

PERDAS NO ABATE

O texto a seguir integra o artigo "Perdas no Abate", de autoria de Rogério Gutierrez Oliveira e foi publicado no boletim informativo da Asbrachila - outubro, novembro e dezembro de 2000.  Agradecemos a sua compreensão caso encontre algum erro e agradeceríamos se nos informassem para que possamos corrigi-los.

Na venda de peles do último dia 10 de dezembro, ficou evidente que os erros de manejo tem influência direta na diminuição da cotação das peles produzidas aqui no Brasil.

O número de peles com perda de pêlos (clapas) é impressionante, assim como o de defeitos de estaqueamento ou cortes errados na hora do abate.

Todos sabemos o quanto é difícil a produção de animais geneticamente superiores e também o grau de aprendizado necessário para abatermos os animais na fase certa de maturação. Portanto, é difícil de aceitar que os nossos criadores percam tanto na avaliação das peles por problemas relacionados com a última etapa, que é a esfola.

A esfola vai desde a captura do animal de dentro da gaiola, até o estaqueamento da sua pele. O primeiro passo, seria o de pegar o animal com o maior cuidado possível, evitando assim o stress e a consequente perda de tufos. Para isto, o criador deve retirar ou baixar o banho nesta hora. Depois, ao praticar o desnucamento, deve-se ter atenção para não pegarmos o animal pelo pescoço, e sim pela cabeça. No momento do abate é fundamental que tenhamos ângulo entre a mão que está segurando a cauda do animal, e, a que segura a cabeça do mesmo. Durante o processo de esfola propriamente dito, alguns dados não podem ser negligenciados, tais como:

  • O corte inicial na barriga deve ser feito exatamente no meio da pele, para que não tenhamos mais branco de um lado do que do outro;

  • A base onde vai ser feita a esfola deve ser lisa e não pode ter pedaços de gordura do abate anterior (produz clapas );

  • A abertura lateral da pele não pode ser feita com compressão excessiva nas bordas, pois isto também produz clapas;

  • O criador não deve pressionar demais na retirada da gordura com a colher ou faca, principalmente na parte inferior onde o matambre é mais aderido;

  • A gordura, com cuidado, deve ser retirada, pois a sua permanência pode estar relacionada com um couro mais duro (menor cotação) e também com a presença de clapas;

  • O estaqueamento, se for feito com alfinetes, deve ser no sentido do comprimento, e não da largura. São colocados dois alfinetes na cabeça e oito na parte final da pele. Não deve-se colocar alfinetes nas laterais da pele em momento algum;

  •  O período de secagem não pode ser mais de três dias, tendo como média dois ;

  •  Após a retirada do estaqueamento a pele deve ser colocada no freezer, e somente retirada no momento de enviá-la para o curtume (nunca ultilizar material plástico para o armazenamento).

Todos sabemos que os criadores que estão abatendo os seus primeiros animais podem ter dificuldades na hora da esfola, porém a grande quantidade de problemas nesta última venda nos trás algumas conclusões: primeiro, fica evidente, inclusive na cotação das peles, que aqueles criadores que são assistidos tecnicamente, tem um número de erros e defeitos muito inferior na hora do abate do que os que não o são.

Os criadores que estão ligados as associações realmente representativas do brasil também levam vantagens neste aspecto.

Outro ítem, seria a necessidade dos criadores novos procurarem se aperfeiçoar no abate e, que alguns criadores mais experientes façam uma auto-crítica no sentido de buscarem estar sempre se aperfeiçoando na busca de uma técnica melhor, lembrando sempre que este é um trabalho artezanal, portanto exige atenção permanente.

Espero que todos tomem consciência deste problema e, procurem o mais rápido possível solucioná-lo. 

 

Rogério Gutierrez Oliveira

 

Envie sua mensagem

Última atualização: 03 maio 2002

 

GALERIA
Confira a coleção de fotos de casacos dos principais nomes da costura mundial.  
página grande, leva em torno de 8 minutos para baixar.

Envie sua mensagem ;