link para site da Master




link para site da Madereira Colina

link para site da Chillacenter
 
Google
 
 

PÁG. INICIAL
FEIRAS
FÓRUM NOVO
FÓRUM
ANUNCIE
ASSOCIAÇÕES
LISTA DE CRIADORES
LOJA VIRTUAL
LISTA DE FORNECEDORES
OUTROS_SITES
MANUAIS DE CRIAÇÃO
ARTIGOS
LIVROS
ENDEREÇOS
BATE PAPO
E-MAIL

 

QUALIDADES IMPORTANTES: TAMANHO E CONFORMAÇÃO

O texto a seguir integra o artigo "Important Qualities: Size and Conformation", de autoria de Gary Neubauer, e foi publicado na edição de Fevereiro de 2001 do boletim da Empress Chinchilla Breeder Vol.57 Nr.02. A tradução é de Adilson C.G.Mendes.  Agradecemos a sua compreensão caso encontre algum erro de tradução e agradeceríamos se nos informassem para que possamos corrigi-los.

 

Poucos meses atrás nós discutimos as nuances entre animais azuis e pureza de cor e todos as variedades de graus de impureza de cor. Igualmente importante, como pureza, é o tamanho de uma chinchila portanto parece fácil deduzir quanto maior melhor. Não tão rápido, meus companheiros criadores de chinchila. Há muitas variações, e o item adicional da conformação junto com muitos outros fatores importantes que eu devo tocar hoje.

Não é nenhum segredo que todos, e eu quero dizer todos os compradores pagam consideravelmente mais for peles maiores, mantidas todas as outras características iguais. E eu quero dizer consideravelmente mais. Se paga, e paga-se bem para criar-se chinchilas grandes.

Então porque nós todos não produzimos chinchilas gigantes? Não seria tão difícil criar uma linha de animais pesando mais de que 32 onças (907g). Alguns já chegam a pesar isto. Mas para manter todas nossas outras qualidades, especialmente pureza e cor, o trabalho torna-se muito mais desafiador.

Qual é uma boa norma para selecionar tamanho? Primeiro de tudo, nunca, e eu quero dizer nunca, coloque machos extra-grandes com fêmeas pequenas. Teoricamente os filhotes seriam maiores, mas na prática você experimentará uma desagradável e grande quantidade de nascimentos difíceis, filhotes dilacerados e mesmo perdas por morte de fêmeas já que elas serão incapazes de dar a luz a filhotes muito grandes. Portanto, regra número um: tente aumentar o tamanho de suas fêmeas. Dê as suas maiores fêmeas machos igualmente grandes e você poderá definir uma linha para tamanho.

Um segundo meio de selecionar por tamanho é o seguinte: assuma que você está tentando aumentar alguma qualidade. Vamos pegar cobertura de véu por exemplo. Selecione todos os machos com boa cobertura de véu que você possa encontrar e então selecione o maior. Desta maneira você estará melhorando a cobertura de véu e ajudando você mesmo com o tamanho.

Esta fórmula pode ser usada quando selecionando por qualquer qualidade particular.

Regra número três.  Selecione por crescimento mais rápido. É bom ter animais muito grandes, mas se ele leva de 18 a 24 meses para alcançar o seu maior tamanho, então a parte econômica deverá ser levada em consideração. Qualquer que seja o dinheiro que você possa ganhar por ter peles grandes você irá gastar nos cuidados e alimentação do animal por mais um ano. Seria muito melhor ter animais que alcancem  o desejado tamanho grande entre as idades dos 10 aos 12 meses. Isto também libera uma gaiola para um novo animal. Eu sei, todos os animais continuam crescendo por outro ano, mas se a chinchila produzir uma pele extra-grande aos 12 meses ao invés de 24 meses isto é tudo pelo que todos nós estamos nos esforçando

Agora nós precisamos incorporar a conformação para criar a aparência que nós desejamos nas chinchilas. Porque nós necessitamos de uma boa conformação ao invés de um animal fraco de pescoço? Eu estou certo de que você deve ter notado que todos os costureiros esticam os pescoços na largura para que se enquadrem no padrão do casaco. O pescoço numa chinchila é, naturalmente, a parte mais fraca. Ele, usualmente, não é tão densa quanto as ancas e, usualmente, nem com cobertura de véu tão boa. Portanto quando uma pele é esticada na largura a parte mais fraca é mais maltratada.

Nós estamos nos esforçando por uma chinchila de forma retangular, onde os ombros são tão largos quanto as ancas. Nós queremos uma aparência retangular e não quadrada. Agora muitos dos rancheiros topo de linha diferenciam na conformação entre machos e fêmeas. Deixe-me explicar porque. Nós queremos que nossas fêmeas grandes tenham ancas bem largas, pois isto geralmente garante que elas terão mais facilidade no parto. Entretanto, uma fêmea com ancas largas, se ela tem boa conformação, também será bem larga na área dos ombros. Está é a aparência desejável numa fêmea.

Porque nós não desejamos a mesma aparência num macho? A experiência nos tem ensinado que machos de ancas largas, ombros largos e grandes são frequentemente, mas nem sempre, reprodutores lentos. Portanto o corpo desejável de um macho, embora grande, é mais alongado. Ele é mais estendido no comprimento, se você deseja. Ainda largo nos ombros, mas com um corpo mais alongado.

Frequentemente a parte frontal de uma chinchila dirá numa idade mais jovem como a chinchila se parecerá quando for adulta. Orelhas grandes, juntas uma da outra, resultará numa aparência do tipo costina e frequentemente é estreita nos ombros, com um pescoço apertado, com pelo curto no meio das costas e, geralmente, somente médio no tamanho. Um animal com orelhas curtas, posicionadas longe uma da outra, geralmente, irá crescer até uma chinchila grande e bem conformada. 

Portanto, vamos sumarizar o que nós aprendemos, Selecione por tamanho grande, crescimento acelerado com uma boa conformação retangular. Mantenha todas as outras características intactas, e observe seus cheques das peles e os resultados dos shows melhorarem.

GALERIA
Confira a coleção de fotos de casacos dos principais nomes da costura mundial.  
página grande, leva em torno de 8 minutos para baixar.

Envie sua mensagem ;